quinta-feira, 24 de maio de 2012

Análise/Review de Kid Icarus: Uprising




Siiiiiiim galera!! Uma análise do jogo Kid Icarus Uprising, lançado para o Nintendo 3DS!
Eu sei que demorou pra caramba, e que mesmo depois de ter recebido o jogo, demorei pra caramba pra fazer essa review. Mas eu não só preciso terminar o jogo, como preciso estudar e fazer minhas coisas da escola. Enfim, vamos à análise:


Kid Icarus: Uprising é um jogo que tem muitas variações dentro dele mesmo, sendo um jogo TPS (Third Person Shooter) em parte em trilhos, e em parte... normal... er... é, isso aí. Tá, explicando melhor:


"Aérea- Nesta parte, o jogo será em trilhos, ou seja, o personagem voa sozinho pelo cenário. Mas a localização do personagem na tela, e a mira você pode mudar. Inclusive, quando o inimigo está mais perto de você, você pode atacá-lo fisicamente.

Térrea- Nesta parte você controla tudo: O seu personagem e sua mira! E como antes, você pode atirar, ou atacar físicamente, caso o inimigo esteja próximo."



É, eu sou preguiçoso mesmo e tirei esse trecho da prévia que fiz do game... 
Bem, a parte do modo história baseia-se nisso, e nela você vai matar não só inimigos do submundo, ou coisa parecida, mas também exércitos inesperados, como... *SPOILER FRACO*aliens!*FIM DE SPOILER FRACO*


Bem, além de matar um monte de inimigos, atirando e dando uns sopapos neles, em algumas fases você pode usar um dos três veículos existentes. Eles são bem variados, sendo que um é um tipo de "carrinho" "besouro", que atira pros lados... E... bem, é isso aí, um carrinho que atira! O outro é uma armadura que... atira e dá umas porradas. E o outro é um negócio muito louco que é um círculo que flutua e atira, e tem um tipo de uma "habilidade" que cria um escudo que o envolve protegendo-o por alguns segundos.


Antes de entrar em um capítulo, você pode escolher sua arma, e um set de habilidades que você mesmo faz. Ah, as habildiades você ganha ao longo do jogo, abrindo baús, ou coisas do gênero. Aaah, sim, as armas também! Às vezes você ganha uma ou outra arma/habilidade no fim do capítulo que você joga! Aí você escolhe se você a transforma em corações (Que é a moeda corrente do jogo) (Kingdom Hearts, alguém?) ou fica com ela pra você usar nas suas próximas batalhas!





Uma coisa muito legal do jogo é que a história do jogo é bem emocionante, ainda que não muito complicada. Os personagens sçao todos cheio de personalidade, e em todo o período de sua aventura solo você estará conversando com Palutena e o chefe da fase. Mas caso você não queira ouví-los falando, há uma opção pra desligar o diálogo. Mas eu ainda assim recomendo deixar o diálogo ligado. É cheio de dicas úteis, e também há sempre umas coisinhas bem engraçadas... Ok, algumas são bem bobas, mas os personagens confessam isso. É muito curioso como eles levam tudo de boa, fazendo menções à alguns jogos, e até à aparição de Pit em "Super Bash Sisters", como diria Palutena.


O modo solo ainda é bem longo para um jogo portátil, e é de tamanho relativamente grande para consoles de mesa. Mas não é o tamanho da campanha que importa, mas sim o fator replay altíssimo. Não existe jogo algum que tenha tantas coisas que ajudam no fator replay. Primeiro, o Fiend's Cauldron: Um sistema de apostas de corações, que aumenta a dificuldade do capítulo, ao mesmo tempo em que você aposta. Se você morrer, você perde alguns corações, e a dificuldade abaixa. Ao apostar mais corações e consequentemente aumentar a dificuldade, você ganhará mais corações, e mais armas!!


Vale também lembrar que com relação às armas, elas podem ser duas exatamente iguais, mas podem, ainda que sendo o mesmo "modelo", ter stats melhores, que aumentam a sua velocidade, o dano dos tiros, ou que melhoram o dano dos ataques físicos. São várias categorias de armas também: Blade, Claws, Arm, Staff, Cannon, Orbitars, Palm, Club, e Bow. Tem até como você juntar duas armas, em uma nova, e alguns stats passam dessas armas. Tem também a tradicional compra de armas. Mas o jeito mais legal de conseguir as armas é mesmo nas fases.


Existem ainda áreas extras nos capítulos, que só podem ser abertas ao jogar em dificuldades mais altas. Existe até um sistema de conquistas, que é bem extenso.


E o mais legal é que esses quatro sistemas funcionam perfeitamente pra aumentar o fator replay do jogo!


Agora vou entrar no tópico mais tenso da análise do jogo: Controles.
Na maioria das análises, esse foi o ponto que derrotou Kid Icarus Uprising.
No jogo, você controlará Pit com o Slide Pad, atacará (Tanto físicamente como de longe) com o botão "L", e vai mirar com a Stylus, na tela debaixo, que é sensível à toque.
O grande problema é que tal controle (Que é o mesmo que em Metroid Prime: Hunters para DS) cansaria muito o braço esquerdo, que é o que faria mais movimentos, e ainda segura o 3DS na hora da jogatina.
Mas pra isso foi feito o Stand que vem com o jogo. Aí, ao usá-lo, não haveria a necessidade de cansar o braço.
Outro problema é que o tipo de controle supostamente não funcionaria muito bem, e seria impreciso.


Discordo de tudo isso. Em jogatinas de cerca de 6 horas com cerca de 4 interrupções de 5 minutos mais ou menos cada uma, nenhuma dor foi sentida. E ainda achei também que o controle é sim, muito preciso. Bastaram cinco minutos para que eu me acostumasse.


Acho que o efeito 3D merece um parágrafo, afinal, ele... sim, acredite: SUPEROU o de Super Mario 3D Land. Das minhas 60 horas de jogo, em nenhum momento desliguei o efeito. Exceto uma ou outra vez para testar o efeito. E sempre o deixei no máximo. Ele é muito útil para o discernimento da distância dos inimigos em relação à você. Ele ainda melhora os gráficos, que já são estonteantes, nunca vistos nem no Nintendo Wii, nem no 3DS. E o mais impressionante é que em momento algum eles me cansaram a vista!


O jogo oferece diversos tipos de opções para controle, áudio, etc.  É possível usar o Circle Pad Pro. como opção para canhotos! Dá pra colocar a função do Slide Pad nos botões ABXY, caso seja canhoto e não tenha votnade de comprar o Circle Pad Pro.


Uma coisa que bastante gente gostou é o sistema de batalhas de AR Cards. Na realidade, eu achei bem inútil... E é só isso mesmo o meu comentário. É.


E, finalmente, chegamos ao modo multiplayer do jogo!


Há tanto modo local quanto online. Este também é dividido em duas partes:

Free For All- Neste modo, é cada um por si! Ou seja, você mata todo mundo e tenta não morrer! Quem morrer menos e matar mais ganha... duh. Você pode escolher sua arma, mas sua cor será a cor do seu Mii.

Light Vs Dark- Este modo é um pouco mais complexo: Dois times se enfrentam (Light e Dark), cada um com 3 personagens chamados Fighters com as armas que escolheu e a cor respectiva de seu time (Branco para Light e preto para Dark). Aí, a batalha começa: Cada time tem uma "barra vital", que diminui sempre que um integrande do grupo morre. Quando a barra chega ao fim, Pit (Para Light) ou Dark Pit (Para Dark) aparece, reincarnado em um jogador aleatório do time. Aí, o objetivo dos inimigos é derrotar este representante. Porém, Pit ou Dark Pit são muito mais fortes do que os Fighters, o que dificulta um pouco a vida dos inimigos.


O mais legal é que as partidas são normalmente curtas, mas caso você mecha nas opções, elas podem ser mais longas, aumentando tempo limite e diminuindo a quantidade de "vida do time" que o time perde quando um integrande morre.
Isso ajuda muito quando você tem seu horário de almoço entre dois períodos e, sem contar o tempo de ir, comer, e voltar, você tem apenas alguns minutos.
No meu caso dá tempo de jogar umas 2 partidas por almoço, pois sobram 10 minutos mais ou menos.
E o multiplayer ajuda a dar aquele título de "GAME INFINITO MANO!" pro jogo! Com uma centena 
de armas, milhões de variações possíveis, os 50 poderes (E seus níveis), os outros integrantes do time, os integrantes do time inimigo (que tem técnicas diferentes), entre outras coisas, você nunca se cansará de jogar. É sempre uma experiência nova e cativante! ... E viciante!
Confesso que o modo online puxará muito a sua interrnet, e vai depender também muito da sorte, ou da quantidade de jogadores nos servidores da Nintendo. Então eu jogo muito mais contra os bots (Ou seja, eu escolho a opção de jogar localmente, e aí não tem ninguém por perto pra jogar, e eu só jogo com o "computador". E antes de mais nada: A experiência de jogar com eles é bem semelhante à de jogar com uma pessoa de verdade.) do que contra gente de verdade, online. Mas é sempre legal dar uns sopapos nos seus amigos da sua lista!


Ah sim, aqui vai a quantidade de capítulos que o jogo tem. Se não deseja ver, pule pro próximo paragrafo! O jogo tem 25 capítulos, cada um maior que o anterior, que dão mais ou menos 12 horas de jogo... sem contar que você sempre vai querer voltar e jogar de novo.


Gráficos - 10 - Os melhores gráficos já vistos no console!!
Áudio - 10 - O melhor áudio já visto no console! ... De novo? SIM!
Jogabilidade - 10 - Aff, perfeito de novo?
Replay - 10 - ...
Nota final - MAIS DE OITO MIL! - Esse é, com certeza, o melhor jogo que já joguei em toda minha vida! Superou Sonic Adventure 2, Kingdom Hearts 2, e Super Smash Bros. Brawl! WOWOWOWOOWWOOWOWOW
Nem preciso falar que eu recomendo pra toda e qualquer pessoa no mundo né?


Comentários finais: O único problema desse jogo é que ele acaba!! VAI LÁ E PEGA ESSE JOGO AGORA!


...




Bem, essa postagem encerra a atividade do 4 Pieces Games, galera. Agradeço à todos aqueles que voltaram todo dia pra conferir notícias, até quando eu nem postava por um bom tempo (E peço desculpas eternas por isso).
Agradeço também por ter lido esta análise, que foi, com muita dificuldade e carinho, trazida à vocês em uma hora absolutamente ruim, afinal, todo mundo já tem o jogo. Mas o que eu posso fazer né?
Com relação ao canal do blog: Inscrevam-se. Não custa nada, e é possível que de vez em quando apareça alguma gameplay... sei lá, talvez.

Algum dia, no futuro, eu com certeza vou fazer outro blog de games, ou então reviver este aqui. Como não sei o que é melhor, não vou deletar este.

E só pra constar: Estou extremamente triste de declarar o fim oficial das atividades aqui, mas não dá pra dar conta. ...
É que eu realmente pretendo trabalhar com jornalismo focado neste ramo, então eu AMO isso aqui!

Ç_Ç'

Até mais gente! =D

4 comentários:

  1. Primeiramente Parabens pelo teu Blog, ótimo assunto e ótimas matérias, seguindo com satisfação. O blog da 16BITS tambem envolve um assunto parecido Games - Nerd - Otakus e vitrine da loja online ,passa la, torne-se um seguidor a parte da familia 16Bits.

    http://deze6bits.blogspot.com.br/


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    http://www.facebook.com/16bitswebstore?ref=hl

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  2. Se você quer seguir nesse ramo, talvez você deveria... Eu não sei, MELHORAR??? Que merda de review tendenciosa.

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  3. Está na hora de reviver esse blog

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  4. As postagens eram muito boas, tanto as de tecnologia quanto as de games, se quer ter um blog um dia, deveria aproveitar esse aqui. Ass: Pessoa que lia esse blog

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